Friends 2 (PT)

Google leva internet a Africa !

Posted on: 12/09/2008

A gigante da pesquisa online vai fazer parte de um consórcio que pretende levar Internet via satélite a três mil milhões de pessoas em África e outros mercados emergentes, como a América Latina.

O3B Networks é o nome de uma iniciativa que pretende fazer chegar a Internet de banda larga de baixo custo a três mil milhões de pessoas em África e outros mercados emergentes, impulsionado pela Google, em consórcio com a HSBC e Liberty Global.

O projecto deverá estar operacional em 2010 e poderá diminuir o preço do acesso à rede em até 95 por cento.

O O3B assenta numa rede de 16 satélites encomendados à Thales, o maior player europeu na área da electrónica de defesa. Cada satélite permitirá uma capacidade de 10 gigabites por segundo, somando a rede no total um débito de 160 gigabites por segundo.

Avaliado em 750 milhões de dólares, o consórcio conta já com 60 milhões investidos pelas três empresas que o integram, que em princípio ainda terão de injectar mais 150 milhões a 180 milhões de dólares. O restante valor chegará por via de financiamento bancário.

Durante os próximos meses serão negociados acordos com os operadores de Internet e de telefonia de países emergentes da África, da América Latina, da Ásia e do Médio Oriente. Sapo TEK.

Duarte Cotrim

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: