Friends 2 (PT)

Portugueses preferem namorar através da Internet

Posted on: 12/02/2009

Amor na Internet

Mais de metade dos portugueses (65%) prefere namorar online através de programas de mensagens instantâneas do que presencialmente.

Esta é a conclusão de um estudo recente realizado pela divisão Windows Live da Microsoft em 16 mercados da Europa, Médio Oriente e África, incluindo Portugal, sobre as experiências e os comportamentos de mais de 78.000 pessoas, realçando algumas das técnicas para encontros amorosos e “namoricos” no século XXI.

Tendo em conta o crescente papel das redes sociais de comunicação, a Internet é agora, de acordo com este inquérito, a segunda forma mais popular de conhecer novas pessoas, com um quarto (26%) dos portugueses a concordarem que é uma excelente forma de conhecer potenciais interessados num novo amor. A Internet é ultrapassada apenas pela possibilidade de conhecer pessoas novas ‘através dos amigos’ (59%), que continua a ser a opção universal favorita.

A popularidade do romance pela Internet está a crescer rapidamente. A Turquia, a Suécia e a África do Sul têm o maior número de apaixonados online, tendo mais de 4 em cada 10 pessoas encontrado o amor pela Internet nestes países, em comparação com os 32% recolhidos em Portugal.

No total, aproximadamente 67 milhões de pessoas (33%) na Europa, Médio Oriente e África, encontraram o amor online, com 5 milhões de relações (7%) a originarem um casamento estável e 19 milhões (28%), relações românticas de longa duração. Mais de um terço (37%) dos ciber-casais tiveram histórias de amor de curta duração mas continuaram bons amigos. Apenas 2% das relações baseadas na Internet resultaram em divórcio.

Amor no Ciberespaço
Mais de metade (55%) dos Europeus e 48% das pessoas que vivem em Portugal utilizaram o Windows Live Messenger para ‘flirtar’ com alguém. ‘Flirtar’ através de um serviço de mensagens instantâneas é uma ocupação particularmente popular nos países do norte da Europa, como a Noruega (84%), a Holanda (82%) e a Suécia (71%). Por outro lado, a Arábia Saudita (35%), a Bélgica (36%), a Espanha (39%) e a Itália (42%) são os países menos ‘namoradeiros virtuais’.

Cerca de 65% dos inquiridos em Portugal afirmaram que preferem ‘galantear’ nos serviços de mensagens instantâneas porque é um método menos intimidativo do que fazê-lo cara-a-cara, enquanto que 23% dos portugueses preferem criar respostas românticas online porque este método lhes proporciona tempo para serem criativos.

A maioria das pessoas de toda a Europa (66%) admite que considera mais fácil ‘flirtar’ através dos serviços de mensagens instantâneas do que cara-a-cara, sendo os sul africanos quem mais prefere este método para namoriscar (78%), seguidos de perto pela Arábia Saudita (77%), Turquia (76%) e Irlanda (72%). Dizer ‘Amo-te’ pela primeira vez nunca é fácil, por isso não surpreende que 1 em cada 3 pessoas tenha declarado o seu amor por alguém através de um serviço de mensagens instantâneas, como alternativa a fazê-lo presencialmente. Holanda (61%), Dinamarca (42%), Portugal (41%) e Espanha (40%) lideram a lista dos que mais dizem ‘Amo-te’ no ciber-espaço.

Patrícia Fernandes, Relações Públicas da Microsoft Portugal comenta: “O Windows Live Messenger está a tornar-se cada vez mais popular, sobretudo entre o que designamos por Geração Net, porque é uma forma de comunicar fácil, divertida e gratuita. É muito mais próxima do que o correio electrónico porque permite conversar em tempo real. O inquérito divulgado hoje demonstra ainda que, à medida que a componente digital das nossas vidas vai conquistando terreno, esta opção se torna uma alternativa real às conversas presenciais ou até mesmo telefónicas.” E prossegue “Estamos a assistir igualmente, nos últimos tempos, a uma crescente utilização do messenger e comunicações de voz sobre Internet com recurso ao vídeo, o que torna as comunicações ainda mais pessoais e instantâneas. Através do Windows Live Messenger, as pessoas conseguem dizer mais do que cara a cara e sentem-se mais confortáveis em expressar os seus sentimentos”, acrescenta.

Cada pessoa tem a sua maneira de ver as coisas e talvez a Internet seja um modo mais fácil de namorar para as pessoas mais tímidas e inseguras, agora vocês é que escolhem se preferem virtual ou físico.

Duarte Cotrim

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: